Semeador de Luz

Semeador de Luz
Compartilhar informações sobre as novas tendências e padrões de nossa atualidade como referências sérias e verdadeiras. Tema constante em minhas palestras e workshops testemunham com muita frequencia as curas da alma. Luz é conhecimento! Sabedoria é maturidade. Felicidade e Plenitude. Enfim, Saúde! Acesse o site: www.cristaisdeoz.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Etimologia da kabalah

A linguagem escrita é um atributo exclusivo do homem. Para a Kabalah a linguagem foi criada segundo leis determinadas, sendo que as raízes dessa linguagem humana correspondem a algo existente no Universo. A totalidade dessas raízes expressará a concepção total do mundo da pessoa que fala.
Um dos elementos da linguagem é a palavra e seus significados. As línguas foram se formando e se transformando ao longo do tempo. Hoje são poucos os conhecedores das raízes das palavras e da profundidade de seus significados.
A língua hebraica constrói suas palavras a partir de raízes formadas, na maioria dos casos, por três consoantes. A combinação das consoantes com diferentes vogais é que fará variar o significado. Desta forma, a palavra KaBaLaH é composta pelas consoantes K, B, L e a consoante H, no final, faz a palavra ser feminina.
A raiz K, B e L dá origem ao verbo KiBeL que quer dizer: receber, adotar, acolher, tomar, aceitar, admitir, obter. Por isso dizemos que a KaBaLaH nos recebe, nos acolhe. O egípcio expressava o verbo receber com um ideograma que representava a cerca dos antigos templos e um homem com um bastão que significa pegar, apartar.
Somos recebidos no seio do saber que é maior que nós. KaBaLaH é também Tradição no sentido do modo de transmitir esse saber e é também vida, pois nos compromete em uma integração total com ela e com o divino.
O lado teórico da Kabalah pode ser definido como “o espelho refletor de tudo que acontece no Universo”. Mas esta palavra pode ser entendida na riqueza de cada letra que a compõe.
Como exemplo podemos colocar alguns significados da letra K. Na etimologia hebraica é macaco ou machado. Para os egípcios o Deus Thot é divisão ou separação de forças no plano energético, sendo que o hieróglifo correspondente é uma cesta. Para eles Ka é espírito e Kii é macaco.
Já o H significa, tanto na etimologia hebraica como na egípcia, a respiração, o hálito quente, o espírito, o ar de fogo. Para o hebraico é uma das letras do nome de Deus. E por isso ela tem um significado profundo em aparecer ao final da palavra KaBaLaH, bem além de apenas indicar que é feminina. Aquele que é recebido pela Tradição precisa chegar ao Hei (nome da letra H em hebraico), porque é a revelação.
Adentrar ao significado da palavra Kabalah já é um estudo, teórico e prático, para aquele que busca a revelação. Cada letra auxiliou o Criador para que tudo existisse, para que tudo fosse criado. É o poder do Verbo. E Ele foi e é o Princípio. Verbo significa a ação da palavra, a palavra em ação, a materialização do significado da palavra. Por isso no antigo testamento temos a frase: "No princípio era o Verbo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos imperdíveis...

Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física e de Biologia. Ele é pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e em seu estudo sobre pineal , chegou à seguinte conclusão: "A pineal é um sensor capaz de 'ver' o mundo espiritual e de coligá-lo com a estrutura biológica. É uma glândula, portanto, que 'vive' o dualismo espírito-matéria. O cérebro capta o magnetismo externo através da glândula pineal".